Com a diminuição do contágio, mas ainda risco de transmissão da Covid-19, a abertura do comércio e outros serviços é possível por meio de sistemas preventivos, como barreiras de proteção em acrílico.
O acrílico é o material ideal para barreiras e divisórias. Isso porque reúne as características principais que garantem um bom contato visual entre as pessoas, possibilidade de higienização e resistência.
As barreiras de proteção se tornaram muito comuns nos últimos dois anos devido à pandemia da Covid-19. Com a necessidade de manter o distanciamento, foram sendo criadas alternativas para que as pessoas pudessem continuar trabalhando, primeiramente mantendo serviços essenciais e, posteriormente, outras áreas.
Apesar de melhor controlada a situação de pandemia, ainda hoje é importante garantir a segurança sanitária da população – visto que acontecem picos de crescimento da doença em alguns países.
O acrílico é um dos materiais mais recomendados para criar divisórias entre as pessoas. A transparência, resistência física e química do material, são essenciais para que essas barreiras de proteção sejam seguras, que possam ser limpas com álcool e que verdadeiramente impeçam o contato com gotículas de saliva contaminadas.
Com cada vez mais espaços sendo abertos para um número sempre maior de pessoas, mas ainda com a incidência de casos de Covid-19, as barreiras de proteção são uma alternativa de segurança para diversos segmentos.
Pode ser em uma empresa com muitos funcionários e recepção, supermercados, farmácias, lojas, agências bancárias, teatros e outros espaços culturais, bares, restaurantes, recepção de clínicas, o acrílico é muito bem vindo em qualquer local com movimentação de pessoas – em especial, lugares e situações onde a máscara não é uma opção.
Vale destacar a importância que a chapa de acrílico seja sempre bem higienizada, de acordo com as recomendações do fabricante. Somente assim, poderá contribuir de maneira efetiva contra a proliferação da Covid-19 e outras doenças.
Respeitando essa recomendação, é possível instalar a barreira de proteção de acrílico em mesas, balcões, portas, dividindo funcionários ou separando o atendimento do público.
No mercado, é possível achar diversos tipos de plásticos transparentes. Mas nem todos são os mais recomendados como barreiras de proteção.
O acrílico se diferencia dos seus concorrentes em muitos sentidos, como veremos mais para frente; mas mesmo dentro de sua própria família, existem diferenças entre cor, formato e resistência.
Se o que você busca é apenas uma chapa de acrílico transparente, ainda assim haverá mais de uma opção:
Chapa Cast – fundida entre placas de vidro; possui excelente propriedade óptica e resistência moderada ao impacto;
Chapa Extrudada – produzida pela compressão dos grânulos acrílicos, é um produto mais econômico e frágil se comparado à Cast.
Atualmente, existem inúmeros processos de revestimento que ampliam significativamente a resistência do acrílico a riscos, bem como tornam o material ainda mais fácil de ser higienizado, devido à maior resistência a produtos químicos.
Outra vantagem do acrílico é que ele quebra em pedaços não cortantes – caso aconteçam acidentes.
3 benefícios do acrílico em barreiras de proteção
O acrílico é um termoplástico, cuja característica principal é a transparência e semelhança com o vidro. Entretanto, ele é muito mais resistente a dilatações, curvaturas e impactos. Além de ser muito mais leve.
Existem pelo menos 3 diferenciais do acrílico em barreiras de proteção:
A POLYBRASIL é distribuidora de chapas de acrílico para todo o Brasil.
O material está disponível em chapas Cast, Extrudadas ou Continous Cast, de diversas medidas, espessuras e cores (opacas, translúcidas, fluorescentes, cristal, texturizadas, pontilhadas e espelhadas). São materiais para comunicação visual, arquitetura e design, bem como para a segurança sanitária.
Uma equipe especializada está disponível para oferecer informações sobre as opções de acrílico transparentes para barreiras de proteção na POLYBRASIL.
Converse com um de nossos especialistas.