Entre os inúmeros plásticos existentes, um dos mais conhecidos e usados por quem busca alta resistência a choques e quedas é o PVC Rígido. Esse material é de baixa sensibilidade à fissuração sob tensão, baixa permeabilidade a gases (a mais baixa entre os materiais do gênero) e a vapor d’água.
Devido às suas excelentes propriedades e vantagens, o PVC Rígido é conhecido como um coringa tanto na construção civil como na comunicação visual, presente em dutos, tubos e conexões, chaminés, pias, reservatórios, capela para aspiração de gases, além de placas e stands.
A POLYBRASIL oferece este termoplástico no formato de chapas.
Origem e expansão do PVC Rígido
O PVC (Policloreto de Vinila ou Polyvinyl Chloride, em inglês) é um dos polímeros sintéticos de plástico mais produzidos no mundo. Usado principalmente nos setores da construção civil, moda e medicina, pode ser categorizado entre PVC Rígido (não modificado) ou Flexível (plastificado). Sua descoberta e desenvolvimento envolveram diversos processos, começando há quase 200 anos (em 1835), com Justus von Liebig. Na indústria, diversos profissionais e empresas tiveram o desafio de conseguir um produto mais estável.
No Brasil, a história do PVC começou a partir de uma associação entre a B.F. Goodrich e as Indústrias Químicas Matarazzo, em 1954. A planta foi comprada e modernizada ainda pela Braskem.
De acordo com o Instituto Brasileiro de PVC, em peso, o material possui 57% de cloro, obtido através da eletrólise do sal marinho, e 43% de eteno (um derivado do petróleo).
Em sua forma pura (pó branco), não tem nenhuma aplicação industrial, por isso, é necessária a adição de produtos químicos (aditivos), compostos que resultam na sua formulação. Esses materiais são inseridos em extrusoras, injetoras, sopradoras, onde serão transformados ou processados no produto desejado.
O tipo de resina e os aditivos utilizados, determinarão as características finais dos produtos deste material, que podem se apresentar nas formas de PVC Rígido, Flexível, Transparente ou Opaco, entre diversas outras particularidades.

Chapas de PVC e suas diferenças na prática
Os tipos de chapas podem ser de PVC Rígido e Expandido ou Semi-rígido. O PVC Rígido é utilizado para peças onde se exige maior resistência ao impacto do material. Já o PVC Expandido ou Semi-rígido é um material leve, utilizado no segmento de comunicação visual, devido a sua facilidade em ser pintado.
A POLYBRASIL oferece o PVC Rígido e as demais opções. Consulte-nos.
Aplicações do PVC Rígido
O PVC Rígido é muito usado no setor da construção civil por ser barato e de fácil montagem. Também é muito utilizado nas indústrias automobilísticas e alimentícias, como elemento de vedação. Por suas características únicas, o PVC Rígido é capaz de substituir materiais como: alumínio, cobre, cerâmica, argila, borracha, cimento, alvenaria, vidro ou madeira.
A versatilidade faz parte deste material, pois permite aplicações que exigem mudanças constantes de moldes. Áreas de design de embalagens se beneficiam muito do PVC Rígido, principalmente por ser resistente a impactos.
O material pode ser encontrado em:
- Chaminés para gases corrosivos;
- Parafusos;
- Engrenagens;
- Coifas de exaustão;
- Tanques;
- Dutos;
- Caixas especiais;
- Capela de aspiração de gases;
- Pias para laboratórios;
- Funis;
- Juntas de vedação;
- Roletes;
- Entre outros.
Pode, ainda, ser utilizado em contato direto com alimentos.

Características especiais do PVC Rígido
Após um longo histórico evolutivo, o PVC transformou-se em um material muito popular. Algumas características o colocam cada vez mais como opção em diversos setores que buscam custo-benefício em seus materiais.
São diferenciais do PVC Rígido:
- Alta rigidez e força em comparação com outros;
- Termoplástico;
- Força de impacto normal;
- Alta resistência química;
- Pode ser formado por vacuum;
- Pode ser soldado e termoformado;
- Boa estabilidade dimensional;
- Resistente a chamas, comportamento de fogo na Classe DIN 4101-B1 (espessura de 1 a 4mm);
- Baixa absorção de umidade;
- Fácil processamento.
Alguns detalhes precisam ser considerados na escolha do PVC Rígido. Deve ser transportado ao abrigo do sol, chuva e outras intempéries, sendo que a temperatura de exposição não deverá ultrapassar os 50°C. Também é preciso evitar batidas, principalmente em partes pontiagudas, evitando amassamento e perfurações no produto.
Torna-se frágil quimicamente quando em contato com aldeídos, solventes aromáticos, naftalenos e alguns cloretos, acetatos e cetonas. O material também possui baixa resistência química acima de 60°C (nestes casos, recomenda-se o PP) e em temperaturas altas.
Já as principais vantagens são:
- material facilmente colado e dobrado a quente;
- pode ser soldado através do uso de varetas de solda e maçaricos de ar quente;
- pode ser usinado, furado, fresado, cortado, dobrado e torneado.
PVC é na POLYBRASIL
A POLYBRASIL oferece o PVC Rígido, o Semi-rígido e o Expandido, além de diversos outros termoplásticos para as mais diferentes necessidades. Para auxiliar na melhor escolha para o seu projeto, a POLYBRASIL conta com produtos e atendimento de qualidade, com orientação precisa para cada finalidade.
Solicite um orçamento à equipe da POLYBRASIL.