O Polietileno de Alta Densidade (PEAD) é um plástico rígido e resistente, altamente utilizado na indústria de alimentos, por se tratar de um material que atende à FDA (Food and Drug Administration).
Em primeiro lugar, ele pode ser facilmente moldado e é fácil de limpar. Isso porque a sujeira não se adere a ele como em outros materiais. Pelas suas características próprias, o PEAD é uma chapa branca com uma tonalidade similar a do leite.
Por isso, seu uso tem sido muito comum em indústrias e comércio de alimentos, como é o caso de açougues. As tábuas de corte de carne, por exemplo, são feitas de PEAD. Nesse sentido, em frigoríficos e empresas de abate animal o PEAD é a solução perfeita para a manipulação e armazenamento do alimento. Isso considerando também que o PEAD suporta baixas temperaturas, sem se tornar frágil nestas condições.
Em segundo lugar, a cor natural do PEAD é o branco leitoso. Na sua cor natural, não possui tratamento UV, sendo indicado para aplicações que mantenham contato com alimentos. Plásticos com tratamento UV podem transferir substâncias para o alimento, e causar contaminação.
O Polietileno de Alta Densidade (High-density Polyethylene – HDPE) está em um grupo de plásticos que inclui também o Polietileno de Baixa Densidade (Low-density Polyethylene – LDPE), o Polietileno Médio Peso Molecular (High-Molecular-Weight polyethylene – PE HMW) e o Polietileno Ultra Alto Peso Molecular (Ultra-high-molecular-weight polyethylene – PE UHMW). A família dos polietilenos possuem um ótimo índice de reciclabilidade. O PEAD permite a união através de fusão, então o processo de juntar duas peças, através de solda se torna possível. Ele é impermeável, possui baixa densidade em comparação com metais e outros materiais e apresenta um produto final extremamente leve e resistente.
O uso deste material é bastante variado e leva em conta sua propriedade atóxica e resistente. Assim como os frigoríficos, já citados, estão as câmaras de descongelamento de carnes em churrascarias. Indicado para uso em locais onde é feita a criação de animais vivos. Um exemplo é o revestimento de tanques em pesqueiros ou até mesmo em fazendas de piscicultura.
Não é incomum ver o PEAD em grandes obras de infraestrutura, já que ele tem longa vida útil. O PEAD está também em produtos do dia a dia, desde a produção agrícola, revestimento de caçambas para o transporte de couro, áreas de descontaminação na logística reversa, bandejas para churrascarias, roscas peças e outros.
O PEAD oferece uma série de vantagens em seu uso. Facilmente transformado, conforme a necessidade. Esse plástico é fácil de limpar e tem uma superfície bem deslizante. Ele pode passar pelo processo de fusão para ser soldado a outras peças do mesmo material. Apesar de ser bastante resistente e forte, o PEAD tem densidade 0,95 g/cm³. Isso dá a esse plástico muita leveza e a capacidade de flutuar na água, o que é extremamente útil na indústria náutica.
Por fim, a PolyBrasil está preparada para te oferecer o PEAD para aplicadar nas mais diversas formas, sejam chapas ou bastões. O material atende bem a projetos em que seja necessário estar em conformidade com o contato com alimentos, ou indústria farmacêutica ou até cosméticos, assim como em estruturas onde a resistência e leveza são requisitadas.