O Poliestireno de Alto Impacto, conhecido pela sigla PSAI (ou HIPS, em inglês: High Impact Polystyrene), é um termoplástico com grande resistência mecânica – ao impacto e ao calor.
É possível visualizar o Poliestireno de Alto Impacto (PSAI) em displays de produtos em geral, comunicação e sinalização, placas de sinalização interna, brindes promocionais, móveis, eletrodomésticos, eletroeletrônicos, brinquedos, boxe para banheiro e gabinetes de refrigeração. Integra um mercado de plásticos de baixo custo, mostrando-se acessível ao consumidor
O Poliestireno (PS) é obtido através da polimerização do estireno (líquido oleoso, incolor e de cheiro penetrante). Foi o primeiro plástico a ser produzido industrialmente, na Alemanha da década de 1930.
A versão de Alto Impacto é obtida a partir do acréscimo de um elastômero (borracha) à sua versão cristal granulada (GPPS). Para isso, costuma-se utilizar o polibutadieno ou o estir-butadieno, pois eles oferecem mais propriedades de resistência ao PSAI. Deste modo, perde-se transparência e ganha-se um aspecto leitoso, porém, com uma grande possibilidade de cores.
O teor de elastômero inserido no material varia de 5% a 10%. O material é incorporado através de mistura mecânica ou diretamente pela polimerização (blend). Variando o teor de elastômero que é incorporado ao polímero, tem-se os poliestirenos de médio e alto impacto.
Dentro do processo de fabricação, a adição mecânica consiste na combinação com a borracha por intermédio do moinho de dois rolos, tipo “bunbury”, ou em uma extrusora (de preferência com duas roscas). O processo pode ainda ser feito por grafitização (copolímero enxertado), ou seja, com a aplicação do grafite.
Já a polimerização é processada por meio de aquecimento e, durante o processo, ocorre a formação de partículas microscópicas de borracha, que se dispersam na matriz do PS e alteram as propriedades mecânicas do termoplástico, aumentando a resistência ao impacto e a resistência química sob tensão (environmental stress cracking).
Existem duas características que diferenciam o Poliestireno PS e o Poliestireno PSAI: “certas aplicações características das resinas de HIPS requerem propriedades superiores àquelas apresentadas pelo PS convencional, como maior resistência ao impacto e melhor ductilidade” (“Aspectos Morfológicos e Relação Estrutura-Propriedades de Poliestireno de Alto Impacto”, Grassi, Vinícius G.; Forte, Maria Madalena C.).
São diversas as características do Poliestireno de Alto Impacto. Uma informação importante é que os poliestirenos comercializados no mercado não possuem aditivo anti-UV.
Portanto, devido à baixa resistência às intempéries e à falta de aditivo anti-UV, não é recomendado o uso externo destas chapas. Entretanto, o plástico pode ser submetido à impressão UV, além de adesivagem, serigrafia, termoformagem, corte guilhotina, serra circular, dobra e colagem. São vantagens do produto:
São vários os utensílios, peças e objetos feitos de PSAI, de brinquedos a boxes de banheiro. Todavia, vale destacar que este tipo de Poliestireno é largamente utilizado na comunicação visual (interna), devido à excelente aderência de tinta no processo de serigrafia, bem como na confecção de placas com vinil adesivo.
Por outro lado, outra aplicação comum é na termoformagem de peças, também conhecida como vacuum formagem, cujo objetivo é moldar o Poliestireno (através de moldes e temperatura) no formato desejado.
Devido à resistência ao impacto, o PSAI é usado em peças que exigem mais resistência em relação ao PS comum. Deste modo, é muito usado em artigos industriais, como peças de máquinas e veículos, eletroeletrônicos, grades de ares-condicionados, armações para guarda-chuvas, saltos (calçados), embalagens contra choque, pratos, talheres, copos, embalagens de alimentos, indústria de móveis, brinquedos, utensílios domésticos, indústria etc.
Na POLYBRASIL você encontra o Poliestireno de Alto Impacto em chapas nas cores branca, amarela, vermelha, azul, verde, preta, cinza e laranja. Também está disponível no modelo tricamada, com camadas internas recicladas e externas virgens. No entanto, nesta versão, pode ser utilizado apenas para aplicações internas. A POLYBRASIL trabalha com diversas espessuras do material.
O produto oferecido pela empresa está em conformidade com a FDA (Food and Drug Administration), para uso em embalagens alimentícias. E, além disso, está classificado conforme a UL 94 HB.
Solicite um orçamento personalizado deste material e nossa equipe entrará em contato em breve!