Ao escolher um Policarbonato para Cobertura, é muito importante considerar o tipo do material e seus acessórios de fixação. Existem diversos tipos de Policarbonato para Cobertura, indicados para toldos, passarelas, claraboias, dômus e tetos Fachadas e outros: o Alveolar o Compacto e o policarbonato telha. Cada um dos Policarbonatos para Cobertura possui detalhes próprios de instalação e é imprescindível que sejam seguidos à risca.
O uso de acessórios incorretos implica na perda da garantia do produto!
A POLYBRASIL é distribuidor oficial das fábricas que fornecem os produtos, e com equipe qualificada para orientar os clientes na especificação do acessório correto, indicado por cada fabricante.
Furos na chapa representam a maior incidência de perda da garantia, cálculos de expansão térmica do material, arruelas que possuem proteções de EPDM, evitam o travamento do produto frutos de contato do metal com o policarbonato, que leva a trincas precoces.
Obras em dimensões maiores precisam de análises de vento e contraventamento, que podem arrancar as chapas de suas instalações.
Este suporte técnico, é gratuito, e eles que tornam a garantia do produto efetiva, junto ao fabricante.
O sucesso do produto depende de acessórios corretos para cada obra, e nosso time está sempre disponível para ofertar o melhor acessório de fixação para a sua obra, para que o seu projeto esteja coberto pela garantia do fabricante, e isso é feito gratuitamente, então por que correr o risco de perder a garantia do produto ?
Seja pela falta de acessórios, ferramentas adequadas ou pelo manuseio incorreto do material (como em cortes e perfurações mal feitas), a instalação quando não é bem executada, compromete o resultado final e as expectativas do cliente.
Ondulações, amarelecimento precoce, trincas e quebras, são o saldo da falta de conhecimento sobre os tipos e características do Policarbonato para Cobertura e sua forma de fixação. Deste modo, a segurança e a qualidade da cobertura estão 100% atreladas à boa instalação, com os materiais corretos.
Qual o Policarbonato para Cobertura ideal?
O policarbonato é um dos materiais mais versáteis usados na arquitetura para coberturas, e fachadas. Projetos que demandam resistência, leveza, facilidade de instalação e luminosidade natural, são os que mais optam por este termoplástico. Mas não há apenas um policarbonato para este fim. Cobertura de patrimônios tombados alcançam tunning de iluminação que garantem o sucesso do projeto.
Como já destacamos, existem vários tipos de Policarbonato para Cobertura: o Alveolar e o Compacto, e o Telha. Todos são muito parecidos com vidros, porém com uma combinação de propriedades que os torna muito melhores. Cada um tem ainda suas próprias características estéticas e de aplicação:
- Alveolar – é muito semelhante ao vidro canelado no aspecto visual. É um dos mais leves e maleáveis que o compacto. Sobre as chapas de Policarbonato para Cobertura Alveolar e suas qualidades relacionadas à cobertura, estão:
- Elevada transmissão luminosa;
- Ótimo índice de redução de calor;
- Baixo coeficiente de sombreamento;
- Bloqueio dos raios UV;
- Garantia de 10 anos contra amarelecimento, perda de transmissão de luz e perda de resistência;
- Leveza o que reflete na estrutura metálica para suportar o produto;
- Cores: azul, branco, bronze, cristal, fumê, verde, cinza (versão controle solar), pérola ou madrepérola (opção Polyshade, que se caracteriza pelo prolongamento da vida útil do material, controle de qualidade de luz, absorção e reflexo de parte do calor solar);
- Medidas: chapas com espessuras de 4 a 40 mm; e tamanho de 2.100 mm (largura) e 6.000 mm (comprimento).
- Compacto – é um Policarbonato para Cobertura muito semelhante ao vidro temperado/laminado. Sua aparência é praticamente idêntica ao vidro. Possui uma estrutura maciça, o que lhe dá um caráter resistente sem perder a flexibilidade. Pode ser aplicada também em isolamento acústico, e é o mais recomendado se o objetivo é transparência e incidência de luz natural. E quando a aplicação tem curvatura, ai sua qualidade é imbativel, pois pode ser curvado a frio, e ai imagine atender a aplicação com um vidro curvo de 6mm de espessura, em uma aplicação com 4 metros de comprimento. Sobre as chapas e suas qualidades relacionadas à cobertura estão:
- Resistência (250 vezes mais resistente que o vidro e 30 a 40 vezes mais resistente que o acrílico);
- Resistência a temperaturas contínuas de -15°C até 120°C;
- pode ser curvado a frio (raio de curvatura mínima de 100 vezes a espessura da chapa);
- Até 50% mais leve que o vidro da mesma espessura, e é importante considerar a fragilidade de um vidro de 6mm de espessura;
- Possui proteção anti-UV (em dois lados da chapa);
- Excelente transmissão de luz;
- Garantia de 10 anos contra amarelecimento;
- Cartela de cores: cristal, azul, bronze, fumê, branco e verde e outras (chapas IR, que bloqueiam a radiação solar infravermelha);
- Medidas: chapas com espessuras de 0,75 a 15 mm; e tamanhos de 1000 a 2.100 mm (largura) e 2.050 a 6.100 mm (comprimento), imagine a liberdade de formatos para atender projetos especiais.
A importância da instalação correta do Policarbonato para Cobertura
Considerando a iluminação e resistência, os Policarbonatos para Cobertura são perfeitos. Mas, para alcançar os resultados desejados, é preciso instalá-los corretamente. Antes de tudo, é necessário seguir as orientações do fabricante (que realizou testes de resistência e durabilidade em cada um dos materiais), para, deste modo, não perder a garantia e obter segurança tanto na instalação como no uso posterior.
A má instalação do Policarbonato para Cobertura pode resultar em comprometimento da cobertura, como ondulações, bolhas, trincas, embaçamento, comprometimento da camada UV, amarelecimento precoce (antes da garantia); e até gerar acidentes devido a quedas e deslocamento por vento. Tudo isso pode ocorrer quando houver:
- Mau cálculo sobre a dilatação necessária, causando o travamentos das chapas;
- Incompatibilidade de materiais usados;
- Má vedação, utilizando guarnições inadequadas, ou até mesmo selantes estruturais incorretos, como silicones acéticos;
- Curvatura inadequada que não respeitam os raios especificados de curvação;
- Perfurações inadequadas, 2x o diâmetro do parafuso, ou distância da borda da chapa em relação ao tamanho do furo;
- Desrespeito aos vãos máximos (distância entre os suportes da chapa), que podem causar o desplacamento;
- Cortes inadequados, que não respeitam a tolerância de expansão do material.
Diferenças na instalação
Cada tipo de chapa de Policarbonato para Cobertura possui suas especificações quanto ao material, espessura, tamanho, capacidade de curvatura, do raio de perfuração, dilatação, diâmetro de vão, entre outras características.
Apesar dos Policarbonatos para Cobertura Alveolar, Compacto e Telhas serem muito parecidos na forma de instalação, alguns detalhes fazem a diferença na colocação de cada um deles. Entre eles, está o uso de fitas de ventilação e de vedação, que são indispensáveis no Alveolar, para evitar a entrada de umidade que acaba acumulando fungos e detritos que degradam o aspecto visual da aplicação, além de sujeira e insetos.
Semelhanças na instalação
Já em relação às semelhanças de instalação entre os Policarbonatos para Cobertura Alveolar, Compacto e telha, podemos dizer que são diversas. Nos dois casos, a melhor forma de instalação é por pressão e não por fixação mecânica (parafusos, por exemplo, não costumam ser a melhor escolha). Quando for necessária a fixação mecânica, é preciso seguir criteriosamente as recomendações do fabricante.
Caso seja necessário instalar qualquer um dos dois tipos de Policarbonato para Cobertura em uma estrutura de madeira, é preciso criar uma nova estrutura metálica em cima. Nesta situação, a indicação é colocar a barra chata de alumínio para a montar a cobertura com policarbonato – melhor opção de custo benefício.
Além disso, também é preciso usar um silicone próprio para policarbonato, que não pode ser acético, ou a escolha do PU estrutural adequado, ou guarnições de EPDM entre o metal e o policarbonato, os quais são as melhores escolhas, pois acompanham a longevidade e não interferem na dilatação e contração do material.
Ou seja, toda fixação do policarbonato sobre a estrutura de apoio precisa ser bem estudada, e nosso time oferece este suporte técnico gratuitamente a nossos clientes, pois é nossa obrigação dar a segurança da garantia do fabricante aos usuários dos produtos.
Forma de instalação do Policarbonato do tipo Compacto

Alguns dos acessórios que tem relação direta com o resultado da obra :
- Chapa de Policarbonato Compacto;
- Guarnição larga (borracha EPDM);
- Guarnição estreita (borracha EPDM);
- Perfis de barra chata – para cobertura curva (pois é mais maleável), sendo o mais indicado também para chapas de até 6mm;
- Perfis de trapézio – para chapas com espessura superior a 6mm, pois é mais resistente;
- Parafusos;
- Perfis de acabamento: U ou de arremate.
Formas de instalação do Policarbonato do tipo Alveolar

Devido aos alvéolos, é necessária a aplicação de fitas nas laterais para não entrar sujeira, água e insetos. É sempre importante que, na instalação, os alvéolos sigam o sentido da queda d’água. São materiais necessários:
- Chapa de Policarbonato Alveolar;
- Guarnição larga (borracha EPDM);
- Guarnição estreita (borracha EPDM);
- Perfis barra chata ou trapézio (mesma explicação do Compacto);
- Parafusos;
- Perfis de acabamento: U ou de arremate;
- Fita de alumínio nos alvéolos superiores (no sentido da queda d’água, para evitar a entrada de água, sujeira e insetos);
- Fita porosa nos alvéolos inferiores (para o material respirar e não ficar embaçado devido à condensação da água. A fita também veda a entrada de água e insetos).
Nossos atendentes podem orientar na forma correta de instalar o produto, para não perder a garantia do fabricante !
A melhor solução em Policarbonato para Cobertura está na POLYBRASIL
Entre os serviços oferecidos pela POLYBRASIl está o corte das chapas conforme o projeto do cliente – respeitando as medidas-padrão das chapas, podendo ainda ser um corte reto ou curvo, nossos softwares de aproveitamento, conseguem indicar uma economia substancial ao projeto do cliente, afinal por que pagar mais barato o material se irá sofrer um desperdício substancial.
A garantia dos fabricantes contra o amarelecimento da chapa Policarbonato para Cobertura é de 10 anos, desde que respeite as normas de instalação dos fabricantes. Todas as recomendações dos fabricantes sobre o uso do material precisam ter sido respeitadas.
Solicite um orçamento a um representante POLYBRASIL.