A principal característica do Poliacetal (POM) é a sua resistência. Muito utilizado na área médica, engenharia e indústria, pode ser achado em vedações, válvulas, parafusos, engrenagens e conexões. Um plástico com excepcional estabilidade, é capaz de suportar escoamento, fadiga por vibrações, abrasão, agentes químicos, bem como mantém suas propriedades quando imerso em água quente.
Na POLYBRASIL, você encontra esse termoplástico em formatos de bastões, chapas e tarugos, nas cores natural e preto.
O Poliacetal também é denominado Polióxido de Metileno (polioximetileno), por isso a sigla POM, Poliformaldeído ou Acetal. Descoberto em 1922 por Herman Staudinger, só ganhou reconhecimento em 1956 – quando o químico recebeu o Prêmio Nobel.
Mais tarde, outro químico, Dal Nagore, conseguiu superar as dificuldades da estabilidade térmica do material, que se tornou uma opção comerciável importante para diversos setores. Hoje, pode ser moldado por injeção, apresentando alta fluidez e raros problemas durante o processo de produção e produto final. Pode ainda ser processado por extrusão, produzindo tarugos para usinagem.
As resinas são as responsáveis pela formação dos bastões, chapas e tarugos. Elas são termoplásticos de engenharia altamente cristalizadas, rígidas e resistentes a diversas situações.
Também podem ser encontradas em barras ou placas extrudadas para peças a serem usinadas, sendo que essa usinagem pode ser executada rapidamente com o emprego de ferramentas de corte de latão. É indicada para aplicações que necessitam de estabilidade dimensional e baixo coeficiente de atrito.
De forma geral, costuma ser comercializado com aditivo antioxidante, anti UV e lubrificantes internos. Além destes, pode ter maior resistência a impacto e flexibilidade com incorporação de poliuretano termoplástico (TPU).
O Poliacetal é fabricado sob a forma de homopolímero e copolímero, sendo que ambos são duros e com boa resistência à abrasão. O homopolímero é mais rígido e resistente à tração, impacto e abrasão, indicado para quando as peças precisam trabalhar a seco em temperatura ambiente e necessitam de alta resistência.
A diferença é que o copolímero possui maior resistência química, à fluência sob carga em longo prazo e maior estabilidade térmica, apresenta vantagens na aplicação na indústria química ou em peças automotivas que entram em contato com óleo ou gasolina.
As resinas, altamente cristalizadas, são fortes (resistentes – compressão teórica de 90MPa), rígidas e apresentam boa resistência à umidade, ao calor e aos solventes. A usinagem pode ser executada rapidamente com o emprego de máquina para metais ou madeira. Além disso, sua absorção de umidade possui uma condutividade térmica baixa, o que proporciona melhor estabilidade dimensional, uma excelente usinabilidade e um bom polimento.
Entretanto, apesar da versatilidade do POM, algumas informações são importantes na hora de escolher o material. O Poliacetal tem uma condutividade baixa, que torna conveniente evitar qualquer aquecimento excessivo durante a usinagem, pois pode gerar tensões internas, prejudiciais à geometria e às dimensões da peça acabada.
O plástico é ideal para a fabricação de peças e ferramentas de quem busca:
As variações dimensionais, por absorção de umidade e dilatação térmica, bem como diversos outros plásticos de engenharia, são maiores que as dos metais e implicam em maiores tolerâncias e baixo custo. Capaz, portanto, de substituir o metal, bronze e zinco, por razões econômicas e tecnológicas. É mais leve, oferece maior conforto acústico, possui excelente acabamento, maior resistência química e corrosiva.
Por todas estas razões, tornou-se conhecido como um dos plásticos da engenharia, garantindo que suas aplicações apresentem um benefício válido para uma melhor produção e desempenho do seu produto.
Solicite à POLYBRASIL o Datasheet do produto Poliacetal (POM) com todas as informações técnicas.
Muito usado na engenharia mecânica, indústrias elétrica e eletrônica, tecnologia médica, o Poliacetal pode ser encontrado em forma de buchas, diferentes tipos e formatos de engrenagens, arruelas, guias, roscas sem fim, rotores, placas de desgaste, peças de alta precisão dimensional, flanges, roldanas, acoplamentos, vedações, roletes, retentores, válvulas, parafusos, conexões, dobradiças, mancais, inaladores, fechaduras, martelos, cilindros e até mesmo zíperes, flautas ou outros instrumentos musicais. Também é comum encontrá-lo em peças de eletrodomésticos e cintos de segurança.
Podemos caracterizá-lo por suas principais áreas de atuação. As características e suas principais aplicações são as seguintes:
Característica | Principais Aplicações |
Alta resistência química | Engenharia Mecânica |
Alta estabilidade dimensional | Indústria elétrica e eletrônica |
Baixa absorção de umidade | Tecnologia médica |
Um material que demanda tanta resistência, precisa de garantia de qualidade. Na POLYBRASIL você encontra esse termoplástico em formatos de bastão, chapas e tarugos, nas cores natural e preto.
Além disso, a empresa possui atendentes especializados que podem esclarecer as dúvidas de acordo com o projeto. Confira nossa linha de produtos e solicite um orçamento personalizado.