O Poliacetal é conhecido no mercado como o plástico da Engenharia, pois possui estabilidade dimensional e alta resistência. Mas a área da indústria é outra que pode beneficiar-se muito do material.
Presente em vedações, válvulas, parafusos, engrenagens e conexões, o Poliacetal é ideal para a construção de peças de altíssima resistência e durabilidade. Esses são dois elementos que fazem a diferença dentro de processos contínuos e de muita exigência quanto são os industriais.
O Poliacetal é um tipo de termoplástico capaz de substituir peças de metais em diferentes projetos, pois tem características bem próximas às do aço.
O nome vem de Polióxido de Metileno (polioximetileno), por esta razão também é conhecido pelo acrônimo POM.
O Poliacetal é um polímero semicristalino, descoberto há 100 anos. Mas foi somente na década de 1960 que o plástico começou a ser produzido, sendo obtido a partir da polimerização do formol aldeído e adição de grupos terminais acetato.
As resinas de Poliacetal são altamente cristalizadas, fortes, rígidas e apresentam boa resistência à umidade, ao calor e aos solventes.
As resinas são as responsáveis pela formação dos bastões, chapas e tarugos. O que torna esse material perfeito para peças a serem usinadas.
Existem dois processos de fabricação do Poliacetal que irão determinar suas características:
De forma geral, esse termoplástico costuma ser comercializado com aditivo antioxidante, anti-UV e lubrificantes internos.
Especialistas da POLYBRASIL podem te ajudar com mais informações.
Características e diferenciais do Poliacetal
Visualmente, o Poliacetal tem características simples, é branco e opaco (natural) – também é possível encontrá-lo com pigmento preto. Mas na prática são muitos os diferenciais, começando pela resistência à compressão teórica, de 90MPa.
O Poliacetal possui estabilidade dimensional e excelente resistência ao escoamento e à fadiga por vibrações, elevada resistência ao atrito, à abrasão e a agentes químicos. Além disso, mantém suas propriedades quando imerso em água quente e possui baixa tendência à ruptura por fadiga.
Outras características são:
Devido às características de rigidez que se assemelham a metais, o Poliacetal vem substituindo este tipo de material em diferentes projetos.
Isso acontece tanto pela economia gerada, bem como por outras vantagens que o material pode oferecer por ser um termoplástico, como fácil usinagem, leveza, capacidade de dilatação e absorção de vibrações.
Em relação à usinagem, o Poliacetal pode passar perfeitamente por máquinas para metais ou madeira. Já seu ponto de fusão é de 165 °C.
Áreas como engenharia mecânica, indústrias elétrica e eletrônica e tecnologia médica beneficiam-se de materiais feitos de Poliacetal.
As aplicabilidades são muitas:
Como foi possível perceber, com o Poliacetal é possível produzir diversos tipos de peças para áreas importantes do mercado. Materiais resistentes para os diversos desafios da indústria e engenharia.
A POLYBRASIL é fornecedora de bastões e chapas de Poliacetal nas cores natural (branco/ opaco) e preto. A distribuição é feita para todo o País.
Consulte o atendimento POLYBRASIL para mais detalhes sobre o produto.