Muitas pessoas têm recorrido ao plástico transparente como alternativa para substituição do vidro, pois ele contém outros benefícios como segurança e qualidade. Além disso, em sua maioria, os termoplásticos são caracterizados pela alta rigidez, leveza, transparência e aplicabilidade em diversos tipos de projetos arquitetônicos.
Os plásticos transparentes mais conhecidos são o PETG, Poliestireno (PS), Policarbonato e o Acrílico. Continue lendo para saber mais sobre suas propriedades, aplicações e para descobrir qual o material ideal para sua empresa!
O Poliestireno (PS) é uma das resinas sintéticas mais antigas que existem. Ele foi descoberto em 1831 como um polímero vítreo transparente e, pouco tempo depois, proposto para uso prático. Trata-se de um plástico transparente que se destaca por sua dureza, facilidade de processamento e baixo custo.
É visualmente semelhante ao vidro e muito versátil, sendo encontrado como poliestireno comum (cristal), poliestireno de alto impacto (PSAI) e como isopor. Porém, não é resiste a solventes e gorduras, devendo ser limpo com sabão neutro ou álcool isopropílico. Em seu estado comum, ele é mais flexível e conta com maior índice de refração e mais transparência.
A matéria-prima utilizada para o acrílico é o monômero de metil-metacrilato, que, transformado em resina sintética transparente, tem o brilho e a clareza do cristal, sem ter, porém, a sua fragilidade. A resistência ao impacto é superior a de qualquer vidro, com total segurança e considerável redução de peso (até 75%).
Esse plastico transparente possui uma transmissão de luz de até 92%, sendo superior ao vidro e a demais outros plásticos. Conta com resistência a raios UV e uma durabilidade de 10 anos. É o mais indicado para peças maiores, com grandes espessuras, e compõe muito bem decorações.
Neste formato, o acrílico também é utilizado em uma variedade de aplicações, desde materiais de construção até produtos de comunicação visual. Sua transparência, rigidez, durabilidade e economia fazem com que atenda a diversos projetos. Por isso, tem se tornado sinônimo de praticidade e funcionalidade.
O Policarbonato Compacto é um plástico transparente muito semelhante ao vidro temperado/laminado, porém com uma combinação de propriedades que o tornam muito mais resistente. Pode ser aplicado a estruturas de madeira, aço ou alumínio. E os tipos mais utilizados no setor de construção tem sido o policarbonato alveolar e o policarbonato compacto.
O PETG é um plástico transparente que pode ser parafusado, estampado à quente, cortado, facilmente termoformado, ou mesmo dobrado a frio sem lascar, esbranquiçar, rachar ou ficar irregular. É econômico e mais duradouro que o mais resistente acrílico modificado antichoque. E, além de ser uma opção segura, também reduz o risco de perdas durante a manipulação e transporte.
Além disso, o PETG é da família dos poliésteres termoplásticos, quimicamente conhecido como Polietileno Tereftalado modificado com Glicol (PETG). Trata-se do copolímero mais famoso e utilizado na impressão 3D.
Cada tipo de plástico transparente possui suas características próprias, aplicações e formatos ideias. Por isso, devem ser escolhidos conforme pesquisa prévia para que correspondam às demandas e expectativas dos compradores.
Conheça a linha de produtos da PolyBrasil, clicando aqui.
Outra opção é preencher o formulário no link abaixo, para receber um orçamento personalizado. Assim, nossa equipe entrará em contato com sua empresa!