O Plástico PET é muito conhecido em todo o mundo por conta de seu formato de garrafas de refrigerante. Porém, seu uso pode ser diverso – incluindo as viseiras de proteção facial, que estão sendo muito requisitadas no momento atual de pandemia. Com um ótimo custo-benefício, o material no formato de chapa possui transparência, resistência ao desgaste, à corrosão e ainda pode ser usado para fazer displays, proteção de máquinas na indústria e com a atuação em recipientes de uso alimentar, entre outros. A PolyBrasil fornece o produto na cor mais requisitada: cristal (transparente).
O Plástico PET é um material termoformado (polímero termoplástico), ou seja, extremamente moldável. Seu nome vem da palavra Poli (tereftalato de etileno), pois tecnicamente é um politereftalato de etileno. Sendo um polietileno que possui uma química muito elevada, descoberta em 1941 por John Rex Whinfield e James Tennant Dickson, durante uma reação, em laboratório, do ácido tereftálico e do etileno glicol.
O material pode ser chamado ainda de poliéster (devido a partes de sua composição) e se tornou popular na década de 1970, com seu uso na indústria de refrigerantes. Dez anos depois, já começou a surgir o processo de reaproveitamento do produto, que se destaca por ser 100% reciclável e com baixo custo neste processo. Além do plástico conhecido, esse polietileno também pode estar em formato de fibras, como tecido.
Todos os tipos de plástico existentes se diferenciam pela extensão e estrutura dos polímeros. No caso dos termoplásticos, são mais utilizados quando é necessário remodelamento e correspondem a 80% dos plásticos consumidos. Na indústria, o PET pode passar por três tipos de processo: injeção, sopro e extrusão. Na PolyBrasil você encontra o material em formato de chapa. Saiba mais sobre a reciclagem do PET, bem como as formas de processamento.
Quem busca economizar e ao mesmo tempo investir em um produto de qualidade, a escolha pela chapa de Plástico PET é uma das nossas opções. Esse material pode ser usado para diversas aplicações em ambientes internos e na confecção de diversos objetos. É o investimento mais acessível, com possibilidade de sustentabilidade e responsabilidade ecológica – pois além do material ser inerte no meio ambiente, pode também ser reciclado, a partir do ato de um descarte correto do produto.
Além disso, a versatilidade do produto permite que seja usado em formato de displays, proteção de máquinas na indústria, aplicações hospitalares (até mesmo em viseiras que servem como barreira de proteção contra a Covid-19), estandes de vendas, equipamentos de refrigeração, urnas, recipientes de alimentos e até mesmo na engenharia, como em paredes (para evitar infiltrações) e telhas termoacústicas.
Entre suas vantagens, podemos qualificar:
Um detalhe importante de ressaltar, é que o material não pode ter contato direto com produtos químicos sem antes passar por um tratamento específico. Tanto que, para impressão, a tinta precisa ser compatível com as suas propriedades.
As máscaras e viseiras do tipo face shield se tornaram um equipamento de máxima importância para muitos profissionais, sobretudo, para agentes de saúde que atuam na linha de frente do combate ao coronavírus.
Mas, embora estejamos caminhando para uma flexibilização quanto ao uso de máscaras descartáveis ou de tecido, as viseiras de proteção individual feitas de Plástico PET permanecerão como uma proteção essencial e indispensável em muitos ambientes, incluindo hospitais, espaços e repartições que possuem atendimento direto ao público, atendentes de lojas, supermercados, entre outros.
De acordo com especialistas da Universidade de Iowa (EUA), “num estudo de simulação, as viseiras faciais demonstraram reduzir a exposição viral imediata em 96% quando usados por um profissional de saúde simulado a menos de 46 cm de uma tosse”.
Quando o estudo foi repetido na distância física atualmente recomendada de cerca de 2 metros, as viseiras faciais reduziram o vírus inalado em 92%.
Portanto, podemos concluir que a viseira de proteção feito a partir de Plástico PET se trata de um item indispensável quando o assunto é proteção e saúde, não apenas para a própria pessoa que a utiliza, mas também a outras pessoas que ela mantém contato, em áreas onde há uma grande e significativa circulação.
O catálogo da PolyBrasil está repleto de opções de termoplásticos, que são versáteis e moldáveis, incluindo o Plástico PET. A empresa fornece chapas na cor cristal, que é o mesmo que transparente. O tamanho disponível é 1.000 x 2.000mm. Já as espessuras são: 0,5mm, 0,7mm, 0,75mm, 1mm e 2mm – sendo que o peso varia de acordo com as características escolhidas. Além disso, o produto vem protegido com filme nas duas faces da chapa, para a integridade durante o transporte.
Mais informações técnicas sobre o Plástico PET, como formas de colagem, soldagem, temperatura para moldagem, bem como suas melhores possibilidades de aplicações, podem ser solicitadas a um atendente da PolyBrasil.
Conheça mais sobre outros tipos de plástico transparente.