Utilizado em equipamentos aeroespaciais, militares, usinas termonucleares e petrolíferas, o termoplástico Peek é um material especial para produção de peças de alto desempenho.
Entre as principais características do Peek estão: estabilidade térmica, mecânica e química, resistência à alta temperatura, à abrasão, além de ser insensível às trincas.
O termoplástico Peek é o resultado de uma combinação de resinas cristalizadas em altas temperaturas. O nome Peek vem de Poli-éter-éter-cetona, um composto poliaromático de grande rigidez, durabilidade, resistência física, química e elétrica.
Está categorizado como um plástico para altas temperaturas. Ele pode ser usado em aplicações nas quais a temperatura de trabalho varia entre -60°C a 260°C. Como não poderia deixar de ser, seu ponto de fusão acaba sendo alto, entre 330°C e 380°C.
É possível encontrar o produto em formato de bastão, e também sob consulta nos formatos de chapas e tubos.
Saiba mais sobre o Peek consultando um especialista POLYBRASIL.
O Peek é um material muito especial. Possui boa resistência à abrasão, desgaste, radiação e hidrólise, tem ainda baixo coeficiente de atrito e densidade, bem como é de fácil usinagem.
Suas propriedades são similares às de ligas leves, podendo inclusive substituir metais nobres em aplicações extremas.
A resistência é sua principal característica.
Entre as propriedades e vantagens do Peek estão:
O Peek costuma ser muito usado no isolamento de fios e cabos com elevadas exigências. Exemplos são equipamentos destinados às atividades aeroespaciais, termonucleares e de transporte subterrâneo.
É possível produzir peças como:
Peek é na POLYBRASIL.
Com tantas propriedades e características voltadas à resistência, o Peek é um material que oferece diversas vantagens na fabricação de produtos para a indústria e engenharia.
Entre elas, está a economia de energia elétrica. Isso porque as peças produzidas de Peek são mais leves se comparadas às de outros materiais similares, por isso são capazes de diminuir o consumo.
A leveza combinada à resistência ao impacto e calor, bem como a fácil usinagem, tornam o produto também interessante para a área de engenharia aeroespacial – substituindo componentes metálicos. Em suportes hidráulicos e de combustível para as asas, por exemplo, o Peek chegou a apresentar redução do peso em 40%.
Algumas empresas já investem em motores que utilizam o Peek como matéria-prima.
A resistência e baixa dilatação também tornam o produto uma escolha assertiva em projetos de perfurações apertadas.
O Peek só não é resistente ao ácido sulfúrico (mesmo assim, pode receber aditivos para resistir a esse produto), ao ácido nítrico, a halogênios e Metil Etil Cetona a temperaturas elevadas.
A POLYBRASIL é especialista em distribuição de termoplásticos para todo o Brasil, entre eles, o Peek. O catálogo da empresa contempla matérias-primas e suplementos para os mais diversos setores: indústria, arquitetura, comunicação visual e engenharia.
São diferentes produtos para os mais complexos desafios.
Com a crescente busca pela eficiência em projetos, o produto vem se destacando no mercado de plásticos de alta performance.
Na POLYBRASIL, o Peek está disponível no formato bastão; em chapas ou tubos, apenas sob consulta.
Para esclarecer suas dúvidas, entre em contato com nossa equipe de especialistas.