A gestão empresarial é uma das atividades mais importantes para o crescimento e otimização de processos de um negócio, bem como para obter bons resultados. Essa atividade envolve um conjunto de ações e estratégias que podem ser aplicados tanto nas PME’s (pequenas e médias empresas) quanto em grandes negócios.
Além disso, quanto mais assertiva, mais resultados a gestão empresarial irá gerar. É por isso que tem sido uma área tão importante, ainda mais quando pensamos na crescente competitividade de mercado.
Na visão de Henry Mintzberg, acadêmico renomado da área, a “(gestão) é uma prática que tem que combinar uma boa parte do artesanato, ou seja, experiência, com uma certa quantidade de arte, como visão e insight, e alguma ciência, especialmente na forma de análise e técnica”. Saiba mais sobre essa área, a seguir:
A gestão empresarial inclui tudo que envolve a estratégia da empresa. Desde a delegação de atividades até a estruturação de processos, plano de vendas e satisfação do cliente. Ou seja, é muito mais do que atividades operacionais. Contém pontos de destaque como a mensuração de dados, análise de metas e cobrança de resultados, bem como a gestão de pessoas.
Existem alguns modelos principais de gestão, que têm sido aplicados e bem recebidos pelos empresários. Destacamos alguns deles abaixo:
Um sistema de gestão empresarial faz com que você conheça o negócio além da rotina. Mas garante uma evolução contínua. Dessa forma, é possível identificar, através de métricas, dados e pesquisas, o que está funcionando bem e o que pode ser melhorado. Confira mais alguns ganhos que sua empresa pode ter com a atividade:
Mesmo em pequenas empresas, a gestão empresarial inclui a estruturação de processos, equipe e atividades internas. Da mesma forma, Também envolve a gestão financeira, o marketing e a estratégia de crescimento e ganho de autoridade no mercado.
Existe uma gama de ferramentas e técnicas que permitem a otimização de processos e geração de resultados, como por exemplo:
Além das matrizes, você pode ter acesso a diversos softwares e aplicativos que auxiliam na gestão de sua empresa.
Evernote: garante o gerenciamento de projetos pela organização de ideias, tarefas, prazos e compromissos.
Dropbox – sistema de armazenamento e compartilhamento de arquivos de forma centralizada.
Google drive – colaboração e armazenamento em nuvem do Google. Oferece segurança e praticidade.
Trello – um dos mais utilizados no mundo para gestão de tarefas. Nele, pode organizar pendências, projeto e ideias.
Asana – na mesma linha do Trello, essa plataforma possui um layout inteligente, que permite integração entre departamentos, bem como organização de demandas, deadlines e reuniões.
Camscanner – app que digitaliza, sincroniza e arquiva documentos. Também permite compartilhamento por e-mail, redes sociais e mensagem.
Como pudemos ver, a gestão empresarial permite que uma empresa conduza suas ações e estratégias para o rumo certo. A falha nesta atividade já foi apontada como um dos principais motivos para empreendedores fecharem suas portas, segundo o Sebrae. Por outro lado, técnicas como essa podem ser somadas à estrutura de um negócio e são capazes de transformar equipes e resultados. Portanto, comece hoje e invista em gestão, planejamento, indicadores de desempenho, tecnologia e qualificação profissional.
Receba outros conteúdos como esse em seu email, assine nossa newsletter: