A gestão empresarial é uma das atividades mais importantes para o crescimento e otimização de processos de um negócio, bem como para obter bons resultados. Essa atividade envolve um conjunto de ações e estratégias que podem ser aplicados tanto nas PME’s (pequenas e médias empresas) quanto em grandes negócios.
Além disso, quanto mais assertiva, mais resultados a gestão empresarial irá gerar. É por isso que tem sido uma área tão importante, ainda mais quando pensamos na crescente competitividade de mercado.
Na visão de Henry Mintzberg, acadêmico renomado da área, a “(gestão) é uma prática que tem que combinar uma boa parte do artesanato, ou seja, experiência, com uma certa quantidade de arte, como visão e insight, e alguma ciência, especialmente na forma de análise e técnica”. Saiba mais sobre essa área, a seguir:
Como funciona e tipos de gestão
A gestão empresarial inclui tudo que envolve a estratégia da empresa. Desde a delegação de atividades até a estruturação de processos, plano de vendas e satisfação do cliente. Ou seja, é muito mais do que atividades operacionais. Contém pontos de destaque como a mensuração de dados, análise de metas e cobrança de resultados, bem como a gestão de pessoas.
Existem alguns modelos principais de gestão, que têm sido aplicados e bem recebidos pelos empresários. Destacamos alguns deles abaixo:
- Meritocrática: Foco na performance e desempenho dos colaboradores.
- Democrata: Busca a construção de compromisso e consenso entre os colaboradores, que auxiliam na tomada de decisões. Foca mais na equipe do que nos indivíduos.
- Autoritária: Aqui, o principal agente é o gestor, que oferece pouco espaço na tomada de decisões e estratégia aos colaboradores. Essa abertura vai sendo liberada aos poucos.
- Cadeia de valor: Introduzido por Michael Porter, em 1985, o conceito tende a identificar e fortalecer aqueles que agregam mais valor para a entrega do produto ao cliente. O foco é a rentabilidade, redução de custos e competitividade.
- Ciclo de inovação: Através da inovação, garante-se a agilidade e competitividade. Essa técnica estabelece 3 pontos principais: rotina criativa, implementação e capitalização.
- Ciclo Deming (ciclo PDCA): Criado por William Edwards Deming, prediz ações cíclicas, que se encaixam em 4 fases. São elas: planejar, desenvolver, checar e agir (PDCA). Foca, portanto, na melhoria contínua dos processos.
Benefícios da gestão empresarial
Um sistema de gestão empresarial faz com que você conheça o negócio além da rotina. Mas garante uma evolução contínua. Dessa forma, é possível identificar, através de métricas, dados e pesquisas, o que está funcionando bem e o que pode ser melhorado. Confira mais alguns ganhos que sua empresa pode ter com a atividade:
- Processos bem definidos e fluidos;
- Otimização, organização e aumento de produtividade;
- Diagnóstico de pontos a serem melhorados para criação de metas estratégicas;
- Evita falhas;
- Redução de custos;
- Visão ampla do negócio;
- Processos mais seguros;
- Mais integração entre setores e departamentos;
- Ambiente mais saudável;
Mesmo em pequenas empresas, a gestão empresarial inclui a estruturação de processos, equipe e atividades internas. Da mesma forma, Também envolve a gestão financeira, o marketing e a estratégia de crescimento e ganho de autoridade no mercado.
Ferramentas adicionais
Existe uma gama de ferramentas e técnicas que permitem a otimização de processos e geração de resultados, como por exemplo:
- Análise Swot: muito conhecida e facilmente aplicável, essa técnica é creditada a Albert Humphrey. Através dela, avaliam-se as forças (pontos fortes), fraquezas, oportunidades e ameaças do mercado.
- 5 forças de Porter: por ser um modelo de análise competitiva, permite entender melhor a concorrência. Isso porque avalia-se rivalidade e entrada de novos concorrentes, o ingresso de novos produtos, poder de negociação de fornecedores e de clientes.
- Matriz BCG: essa análise permite avaliar o valor da empresa e de suas soluções, classificando os itens conforme a taxa de crescimento e participação de mercado. Assim, o gestor pode investir em novas estratégias para cada produtos ou serviço.
- 5W2H: criada por profissionais de uma indústria automobilística japonesa, essa ferramenta enumera uma sequência de ações para execução de projetos. Suas iniciais, em inglês, equivalem às perguntas: o quê, porquê, onde, quando, quem, como e quanto.
- Matriz GUT: focada na priorização de tarefas, essa matriz ajuda a avaliar as urgências e prioridades. Em uma tabela de 5 colunas, listamos as palavras: ação, gravidade, urgência, tendência e GUT. Quanto maior a nota final, maior a prioridade.
Softwares aliados à gestão empresarial
Além das matrizes, você pode ter acesso a diversos softwares e aplicativos que auxiliam na gestão de sua empresa.
Evernote: garante o gerenciamento de projetos pela organização de ideias, tarefas, prazos e compromissos.
Dropbox – sistema de armazenamento e compartilhamento de arquivos de forma centralizada.
Google drive – colaboração e armazenamento em nuvem do Google. Oferece segurança e praticidade.
Trello – um dos mais utilizados no mundo para gestão de tarefas. Nele, pode organizar pendências, projeto e ideias.
Asana – na mesma linha do Trello, essa plataforma possui um layout inteligente, que permite integração entre departamentos, bem como organização de demandas, deadlines e reuniões.
Camscanner – app que digitaliza, sincroniza e arquiva documentos. Também permite compartilhamento por e-mail, redes sociais e mensagem.
Aplique a gestão em sua empresa também!
Como pudemos ver, a gestão empresarial permite que uma empresa conduza suas ações e estratégias para o rumo certo. A falha nesta atividade já foi apontada como um dos principais motivos para empreendedores fecharem suas portas, segundo o Sebrae. Por outro lado, técnicas como essa podem ser somadas à estrutura de um negócio e são capazes de transformar equipes e resultados. Portanto, comece hoje e invista em gestão, planejamento, indicadores de desempenho, tecnologia e qualificação profissional.
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