Quando falamos de novas tecnologias, logo vem à mente equipamentos eletrônicos. Entretanto, tecnologia é toda ferramenta que surge para facilitar a vida, como as Fitas VHB 3M.
Na verdade, o correto não é fita, no singular, mas Fitas VHB. Isso porque a 3M fabrica uma grande variedade de produtos, com características específicas, dependendo da aplicação.
A POLYBRASIL possui em seu catálogo uma ampla variedade de opções para facilitar o processo de colagem dos mais diversos materiais.
Em primeiro lugar, áreas como indústria, construção, fabricação de móveis e linha branca, design de interiores e comunicação visual: todas essas áreas se beneficiam muito da qualidade e praticidade oferecida pelas fitas VHB.
Na área industrial, por exemplo, as fitas 3M têm sido a solução para diversas situações, substituindo fixadores mecânicos, como parafusos, pregos, rebites e até soldas. Isso ocorre porque elas garantem a força de manuseio imediata, além de confiabilidade, acabamento, distribuição das tensões e, consequentemente, aumento de produtividade.
As fitas VHB são especialmente utilizadas na colagem de ACM ou chapas metálicas, usadas em ambientes internos ou externos. Podem ser transparentes, brancas, cinzas ou outras cores. Tudo depende da sua necessidade.
Então, conheça alguns tipos de Fitas VHB mais usadas:
São fitas dupla face, de base acrílica, para acabamentos gerais (a diferença da numeração corresponde apenas à espessura do produto). Muito usada para aplicação em materiais transparentes ou onde uma fita mais clara é recomendada. A fixação é praticamente invisível, mantendo as superfícies lisas.
Ela cria, ainda, um selo contra umidade. Ideal para metais, vidros e plásticos, como policarbonato e acrílico. Está muito presente em montagem de sinais translúcidos retroiluminados, substratos de metal, vidro e com alta energia superficial (HSE), materiais decorativos, placas de identificação, logotipos e painéis.
Cor: transparente.
Materiais para aplicar: metal, vidro, plásticos (policarbonato, acrílico).
São fitas dupla face de espuma. Ou seja, consistem em um adesivo acrílico durável, com propriedades viscoelásticas e com um núcleo firme de espuma. Adere a uma ampla gama de substratos com alta energia superficial (HSE): alumínio, aço inoxidável, concreto pintado ou selado, entre outros.
Ideal para reforços e fixação de painéis, placas e acabamentos, como chapas metálicas em ônibus, montagem em materiais de linha branca e placas de sinalização.
A diferença entre esses modelos de fitas VHB, é que a IG 110 oferece a dilatação térmica das partes unidas, proporcionando melhor distribuição do esforço mecânico. Já a 4950 possui 1.1 mm e núcleo firme de espuma acrílica, permite o uso de materiais mais finos, leves e diferentes.
Cor: branca.
Materiais para aplicar: alumínio, aço inoxidável, aço galvanizado, compósitos, acrílico, policarbonato e madeira ou concreto pintado ou selado.
São fitas dupla face de espuma, com adesivo de alto desempenho, ou seja, capaz de fazer compensação térmica das partes unidas. Possui alta resistência a solventes e uma colagem com acabamento limpo. Disponíveis em diversas espessuras e ideais para montagem de fachadas prediais em chapas de ACM (em ambientes internos ou externos). Entre as características que diferenciam a fita VHB ACM 160 e CV 150, está a cor.
Cor: branca (Fita ACM 160) e cinza clara (CV 150).
Materiais para aplicar: ACM e em outras superfícies pode-se usar primer (caso de cobre, PVC, vidro e outros).
São fitas dupla face, que possuem um suporte flexível de espuma de PU branca, de célula aberta, que preenchem aberturas e ajudam a fixar em superfícies irregulares. Além disso, a espuma ajuda a reduzir possíveis vibrações.
É resistente a temperaturas e ao cisalhamento. Entretanto, é indicada para ambientes protegidos de intempéries (mesmo que em áreas externas).
Utiliza-se em fixação de placas de sinalização internas, dispensadores e purificadores de ar, painéis acústicos em paredes, grampos em paredes, protetores de quina, saboneteiras, toalheiras e espelhos em banheiros.
São fitas que fazem parte da família 3M: Dupla Face de Espuma de Poliuretano Scotch-Mount. Diferenciam-se apenas em espessura (4026 / 4008).
Cor: branca.
Algumas características são compartilhadas entre os tipos de Fitas VHB, ou seja, elas costumam ter um adesivo acrílico, base de espuma e ser muito resistentes à temperatura.
Uma informação importante é que a 3M Brasil comunicou uma alteração nas fitas VHB, que passarão a ter o liner, revestimento plástico de proteção, na cor vermelha em substituição a cor verde atual conforme abaixo:
De acordo com a 3M, esta alteração se faz importante para que os produtos da se adequem ao portfólio global, onde todas as fitas possuem o liner já na cor vermelha.
Por outro lado, esta alteração identifica também a separação de produto por mercado, ou seja, liner vermelho para os departamentos industriais e liner verde mais focado nas vendas de varejo, criando assim uma identificação mais fácil para os setores.
As Fitas VHB ajudam a vedar a umidade, são resistentes a solventes e oferecem alta resistência e durabilidade a longo prazo.
Nesse sentido, outro diferencial, é que são capazes de substituir diversas fixações que antes só eram possíveis de serem feitas por meio mecânico (com perfurações e soldagens) e que aumentavam os riscos de quebras e trincas no momento da fixação.
Além do mais, proporcionam a distribuição do esforço mecânico, que não fica mais localizado apenas nos pontos de fixação.
A adesão das fitas VHB é feita em diferentes tipos de materiais e existem diversos tipos de espessuras disponíveis, bem como cores. Isso garante ao produto facilidade na aplicação e acabamentos mais bem feitos.
A POLYBRASIL trabalha no fornecimento de materiais de maior qualidade no mercado, compartilhando com os clientes soluções modernas e acessíveis. A linha de Fitas VHB da 3M é um exemplo disso.
A possibilidade de fixação por meio de adesivos torna o procedimento mais fácil, rápido e limpo. Uma tecnologia que veio para ajudar as pessoas e empresas nas mais diversas situações.
Por fim, o catálogo da POLYBRASIL contempla as principais fitas usadas no mercado, que se aplicam em chapas de ACM, Policarbonato, PVC, Acrílico, entre outros materiais.
Solicite um orçamento aos consultores da POLYBRASIL.