Empacotamento: como melhorar a qualidade?

O empacotamento e envio de mercadorias sempre foi um desafio para diversas empresas e empreendedores. Afinal, não adianta investir em um produto que irá chegar ao seu destino danificado, corrompido ou fora do padrão.

Nos dias atuais essa preocupação com o empacotamento tornou-se ainda mais comum à grande parte dos negócios, devido ao isolamento social. Pode até parecer simples, mas o empacotamento pode envolver diversos processos, tais como: um bom fechamento, lacração, unitização, identificação, rastreabilidade e, até mesmo, sustentabilidade.

Todavia, para melhorar a qualidade do empacotamento o mais importante é investir em boas fitas adesivas e fechadores automáticos. Por esta razão, a POLYBRASIL fornece produtos de uma das maiores empresas dessa área: a 3M

Estilos de empacotamento

Todo mundo já precisou empacotar algum material e sabe que o empacotamento nem sempre é um trabalho simples. Imagina só fazer isso em escala industrial?

As caixas precisam ser fechadas com rapidez e eficiência, protegendo a integridade do produto até seu destino final. Além disso, precisam ser identificadas.

Existem pelo menos três formas de se realizar um empacotamento adequado:

  • Manual;
  • Semiautomático;
  • Automático.

10 Benefícios das Soluções Automatizadas

O sistema manual de empacotamento é voltado para produções em menor escala. Porém, elas se beneficiam de equipamentos, como dispensadores manuais, eletrônicos e de mesa. 

Mas é inegável que o processo de embalagem em escala industrial se torna muito mais seguro e eficiente quando se empregam equipamentos semiautomáticos e automáticos – especialmente em linhas de operação de alto volume.

Mas não é só isso. Os benefícios são:

  1. Economia de mão-de-obra;
  2. Automatização de processos;
  3. Evita o desperdício de insumos;
  4. Padrão de empacotamento;
  5. Mais segurança;
  6. Diminuição no índice de violação de caixas;
  7. Maior precisão;
  8. Fácil manuseio;
  9. Redução nas lesões de trabalho;
  10. Otimização da produção.

Saindo da Caixinha: Custo-benefício e Valor Percebido

Investir na qualidade das fitas e fechadores automáticos para um empacotamento mais adequado, faz a diferença tanto em relação ao custo-benefício do negócio, quanto ao valor percebido. 

Esses dois termos são conceitos diferentes, mas ambos têm influência na experiência final do consumidor. Enquanto o primeiro é mais material, o segundo tem um peso simbólico. 

Isso significa que o investimento precisa dar retorno a curto, médio ou longo prazo (custo-benefício); assim como oferecer mais qualidade e solucionar os desafios (valor percebido).

Quando falamos sobre embalagens, tratamos das primeiras impressões do consumidor, que vão influenciar toda sua experiência futura. Veja exemplos de acordo com a experiência:

  • O lado do cliente: um pacote com um nome errado pode ser extraviado ou usado indevidamente; um pacote com fita rompida pode indicar danos ao produto, acesso de pessoas, insetos e animais ao conteúdo interno da embalagem;
  • O lado do produtor e fornecedor: qualquer interrupção na cadeia de produção e logística representa prejuízo.

Por estas razões, o desafio de “sair da caixinha” passa pela preocupação e investimento em um empacotamento de qualidade, com fitas especializadas e sistemas de embalagem inteligentes e práticos.

Fitas Disponíveis

Escolher a fita certa para a embalagem não é um mero detalhe.

São diversos os tipos de fitas disponíveis para o empacotamento. Elas podem ser transparentes, marrons, de papel, impressas, para fixação de longo prazo e para cargas pesadas.

Entre as opções da 3M é possível encontrar os tipos:

  • Adesivo Hot Melt Forte – promove a adesão da fita por mais tempo (Fita Adesiva de BOPP 373 Scotch; Fita Adesiva de BOPP 371 Highland; Fita Adesiva de BOPP 5811/5899 Tartan; Fita Filamentosa 893);
  • Adesivo Acrílico – boa adesão inicial e maior resistência aos raios UV (Fita Adesiva de BOPP 692 Tartan);
  • Adesivo Resina e Borracha Sintética (fitas de papel) – alto poder de adesão (Fita 3557 Scotch, Fita 2563 Tartan).

Fechadores de Caixa

Para um melhor empacotamento, todos os modelos de Fechadores de Caixa da 3M são robustos e fáceis de operar. Os equipamentos apresentam o exclusivo cabeçote AccuGlide, com design avançado e de baixo impacto. Isso assegura que, mesmo caixas de papelão leves, fiquem bem fechadas.

Todos os equipamentos possuem ajuste manual para diferentes dimensões de caixas e suportam o peso máximo de 30 kg por caixa: 

  • Fechador Automático de Caixa 800af – fecha até 28 caixas por minuto. Dobra as abas das caixas e fecha com fita adesiva simultaneamente os lados superiores e inferiores; 
  • Fechador Semiautomático de Caixa 700a – fecha até 30 caixas por minuto. Aplicação uniforme de Fita Adesiva 3M em caixas de papelão tipo maleta. Ideal para linhas contínuas, que fecham lotes de caixas com o mesmo tamanho;
  • Fechador Semiautomático Autoajustável para Diferentes Dimensões 700r – fecha até 15 caixas por minuto. Ideal para linhas de empacotamento que possuem variação aleatória nos tamanhos de caixas. O equipamento se autoajusta a diferentes larguras e alturas de caixas;
  • Fechador Semiautomático para Caixas Estreitas 800a – fecha até 30 caixas por minuto. Ideal para linhas de empacotamento que trabalham com caixas estreitas e em linhas contínuas.

Todos os fechadores de caixa são certificados pela norma regulamentadora NR12 para melhor segurança do empacotamento. Além deles, ainda existem a Linha de Aparelhos Dispensadores Manuais 3M, aplicadores manuais, eletrônicos e de mesa.

Atendimento Técnico em todo o Brasil

A 3M possui equipe técnica especializada por todo o Brasil para o contínuo funcionamento dos seus equipamentos. A empresa fornece manutenção preventiva e corretiva, reposição de peças, treinamento e consultoria técnica. O que, mais uma vez, contribui para a união entre custo-benefício e valor percebido sobre esse investimento.

A Solução na POLYBRASIL

Como vimos, fitas e fechadores garantem a integridade da embalagem até seu destino final e ajudam as empresas a atingirem altas produtividades em suas linhas de produção. É também com foco nesse propósito que a POLYBRASIL fornece diversas soluções que atendem as necessidades específicas de cada cliente. Fitas e fechadores de caixa integram nosso catálogo de produtos de qualidade. 

Post recentes

policarbonato alveolar

Policarbonato Alveolar: Vantagens e aplicações

O Policarbonato Alveolar é um material amplamente utilizado na construção civil e em projetos arquitetônicos devido às suas propriedades únicas que combinam resistência, durabilidade e

PVC Expandido

PVC Expandido: Conheça as vantagens

Em primeiro lugar, o PVC Expandido é um material versátil que se destaca por sua leveza, resistência e facilidade de processamento. Nesse sentido, é ideal

plugins premium WordPress
Rolar para cima