Um controle de estoque eficiente oferece diversos benefícios para uma empresa. Mesmo que muitos negócios ainda não a vejam com a devida importância, seus impactos nas operações são sentidas diretamente nas vendas, financeiro e administrativo.
A gestão de estoque é a atividade responsável pelo controle de fluxo de materiais. Além disso, oferece dados sobre vendas, analisa e prevê as necessidades de compras futuras. isso não apenas para matéria-prima, mas também para mercadorias produzidas ou vendidas.
Entre as vantagens do controle de estoque encontramos, principalmente, o bom aproveitamento do capital de giro e a segurança de bons resultados. Através dele, sua empresa registra, fiscaliza e gere a entrada e saída de todas as mercadorias, diminuindo gastos desnecessários com materiais parados.
Além disso, podemos destacar outros benefícios, como por exemplo:
Portanto, investir no controle de estoque torna-se indispensável, quando avaliamos os retornos que ele oferece para um negócio. Saber como as atividades da empresa estão fluindo, sem que haja prejuízos ou perdas, é essencial para adquirir competitividade no mercado. Mas, para colocá-lo em prática, é necessário contar com uma equipe ou profissional dedicado à atividade, bem como adquirir conhecimento específico para a tarefa.
Geralmente, o estoque é dividido em duas modalidades: de matérias-primas ou de produtos finais para comercialização. O primeiro está relacionado ao setor industrial e de produção. Neste caso, o controle permite que haja boa saída de produtos da empresa, bem como a quantidade necessária de matéria-prima.
Já o estoque de produtos finais tem relação com o setor de varejo, no qual deve-se ter controle sobre a quantidade de materiais para venda. Com o controle, mede-se o desempenho comercial e de mercadorias, conforme a demanda da empresa.
Em abos, toda mercadoria que entra e sai deve ser controlada. E, para isso, é preciso contar com ferramentas de qualidade para auxiliar no serviço. O controle pode ser realizado de forma eletrônica, através de um sistema de entrada de mercadorias e de comunicação interna. Nele, as informações podem ser padronizadas, para fácil acesso e integração de setores.
Além disso, o controle de estoque também pode ser feito manualmente. Dessa forma, organizamos os produtos disponibilizados. Isso pode ser feito em ordem alfabética ou numérica, conforme o tipo de produto, validade, entre outros. Assim, será mais fácil realizar a identificação.
Separamos algumas dicas para que você poder alcançar um controle de estoque eficiente. Confira, a seguir:
Ao controlar seu fluxo de materiais da forma correta, sua empresa pode contar com bom desempenho nas apenas no setor financeiro, mas também no setor de vendas e administrativo. Invista nessa melhoria e alcance resultados positivos em produtividade, diminuição de custos e investimento no capital de giro.
Quer baixar uma planilha para controlar o seu estoque? Acesse o link abaixo: