Para garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores do chamado “chão de fábrica”, existe uma série de medidas sobre como prevenir acidentes de trabalho na indústria. Aqui, vamos ressaltar a importância da Proteção de Máquinas com o Policarbonato Compacto.
Testes demonstraram grande resistência do Policarbonato Compacto ao impacto por dardo ou bola. Sua resistência chega a ser 250 vezes superior ao vidro e até 40 vezes superior ao acrílico. Além de ser mais leve que o vidro, o material ainda suporta uma temperatura contínua que varia de -15ºC a 120ºC.
Tudo isso, torna o Policarbonato Compacto a alternativa ideal para linhas de produção, especialmente quando o assunto é o enclausuramento de máquinas – uma medida que atende à NR12.
Em 2019, o Ministério Público do Trabalho (MPT) registrava, no Brasil, uma morte por acidente de trabalho a cada quatro horas e meia. Entre os profissionais mais vitimados, estavam os que trabalhavam em linhas de produção, na indústria.
Boa parte dos acidentes poderia ter sido evitada se os trabalhadores passassem por treinamentos contínuos, estivessem usando Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e se as empresas tivessem layout eficiente da linha de produção, com a realização de manutenções periódicas, troca de maquinário em prazo correto, bem como se contassem com um Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA).
Entre os principais problemas relacionados a acidentes de trabalho, estão: quedas de altura, cortes, choques elétricos, quedas de objetos, ruídos excessivos e contusões. Por estas razões, o “como prevenir acidentes de trabalho na indústria” dependerá do investimento dos gestores na segurança pessoal de sua equipe e colaboradores, mas também na segurança em relação ao ambiente.
Para acidentes não acontecerem, são necessárias ações como:
O Observatório Digital de Saúde e Segurança do Trabalho registrou, entre os anos de 2012 e 2018, o número de 528.473 acidentes de trabalho provocados por máquinas e equipamentos.
As consequências de boa parte deles foram graves: quase 26 mil amputações ou enucleações e 2.058 mortes.
Entre os principais problemas relacionados aos maquinários, estão a falha humana e má conservação. Deste modo, reforçar a segurança nesta área é imprescindível.
Acidentes de trabalho e doenças profissionais, podem gerar diversos custos às empresas. Os trabalhadores ou seguradoras têm o direito a entrar com ações de reparação de danos causados por lesões ou doenças. Já as empresas, expõem-se a fiscalizações e sanções penais, podendo haver a necessidade de indenizar com salários mesmo os colaboradores afastados e, ainda, ter a sua imagem prejudicada e contratos ameaçados.
Toda essa responsabilidade social não é por acaso. Em 2018, a Previdência Social desembolsou cerca de 12 bilhões de reais aos trabalhadores e suas famílias.
Quando se investe em prevenção de acidentes e segurança no trabalho, a empresa:
Como vimos, as estatísticas sobre acidentes de trabalho revelam um grande índice de ocorrências na indústria há anos. As máquinas são responsáveis por boa parte desses números. Todavia, a legislação brasileira já regulamenta o setor.
A proteção ou enclausuramento de máquinas é uma regra presente na NR-12 (Norma Regulamentadora 12). O objetivo dela é criar um ambiente mais seguro na linha de produção.
A ação preventiva atende à seguinte exigência: “as áreas de circulação e armazenamento de materiais e os espaços em torno de máquinas, devem ser projetados, dimensionados e mantidos de forma que os trabalhadores e os transportadores de materiais, mecanizados e manuais, movimentem-se com segurança”.
Partindo deste conhecimento, o Policarbonato Compacto se destaca na busca sobre como prevenir acidentes de trabalho na indústria por ser um plástico de grande resistência, incluindo a altas temperaturas. Outras características que o diferenciam como um material de proteção de máquinas, são:
A POLYBRASIL oferece chapas de Policarbonato Compacto de vários tamanhos, espessuras e com garantia estendida contra amarelecimento.
O material é uma alternativa importante para quem busca soluções sobre como prevenir acidentes de trabalho na indústria. As chapas são indicadas para o enclausuramento de máquinas.
As espessuras variam de 0,6mm a 15mm e os tamanhos de 1.000mm x 2.050mm a 2.100mm x 6.100mm. Algumas medidas estão disponíveis apenas em cores específicas, portanto é necessário fazer uma consulta com um de nossos atendentes para uma orientação mais personalizada, de acordo com a sua necessidade.
Entre as cores disponíveis, estão: azul, branco/leitoso, bronze, cristal, fumê e verde. Graus de transparência e flamabilidade são diferentes de acordo com a cor e espessura das chapas. Entre em contato com nosso atendimento para informações específicas.