Graças à sua versatilidade, o policarbonato está presente em casas, prédios e os mais variados tipos de construções.
Ele é um material até 250 vezes mais forte que o vidro e tem sido utilizado em diversas aplicações, como:
Viu só? O policarbonato oferece inúmeras vantagens e agrega muito valor e funcionalidade ao produto final.
Tenha uma ideia, ele é altamente resistente a impactos, dobrável a frio, moldado com calor e muito usado em locais onde são necessárias proteção e segurança, como indústrias.
Vale destacar que o policarbonato é também extremamente durável, tanto em ambientes internos, como externos, além de trazer um grande conforto térmico.
Use-o em projetos de arquitetura, como: fachadas, jardins de inverno, coberturas de garagens e ganhe espaço e visibilidade!
De fato, sua versatilidade é um grande destaque, mas outras características do policarbonato como: economia, resistência, leveza e facilidade de manuseio o tornam a melhor opção.
Os tipos mais comuns são:
Mas dentre tantas opções, como escolher o policarbonato certo para o seu projeto?
Leve em conta as características de cada tipo e a necessidade de seu uso.
Antes de explicarmos mais sobre cada policarbonato e suas propriedades específicas, entenda de onde veio este incrível material:
Os policarbonatos são polímeros de cadeia longa, formados por grupos funcionais unidos por grupos carbonato.
São moldáveis quando aquecidos, sendo por isso chamados termoplásticos.
Como tal, estes plásticos são muito usados atualmente na moderna manufatura industrial e no design.
O tipo de policarbonato mais utilizado é baseado no bisfenol A.
Por vezes o termo policarbonato é utilizado como sinônimo deste polímero particular (policarbonato de bisfenol).
Voltando no tempo, há registros de que em 1930, os químicos W. H. Carothers e F. J. Natta desenvolveram em laboratório vários tipos de policarbonato alifáticos sem interesse comercial.
A partir da descoberta e do sucesso do polietileno (PET) pelos químicos John Rex e J. T. Dickinson, os cientistas da Bayer na Alemanha foram incentivados a pesquisar mais polímeros com núcleos aromáticos em sua cadeia principal.
Então, em 1953, o Dr. Hermann Schnell e sua equipe na Bayer demonstraram que, através da reação de policondensação do composto di-hidroxi bisfenol A com fosgênio, os policarbonatos poderiam ser obtidos com propriedades superiores aos dos plásticos existentes na época.
Imediatamente após a descoberta, iniciaram o processo de patente.
Esse requerimento, patenteado em 14 de Outubro de 1953 dizia: “Verificou-se que policarbonatos solúveis, fusíveis , cristalizáveis e estiráveis podem ser produzidos a partir de fenóis bivalentes do tipo 4,4 – dioxidifenilmetano com fosgênio”.
E a partir daí, o policarbonato começou a conquistar o mundo, sendo criadas diversas variações (citadas acima) com propriedades específicas.
Fonte: PASSATORE, Claudio R. (2013). Química dos Polímeros.
Confira abaixo:
Ele é facilmente comparado ao vidro canelado.
O tipo alveolar é formado por paredes de policarbonato, dispostas entre as faces, os chamados alvéolos ou colmeias.
As principais características desse material são a resistência e a leveza; consequentemente, também é uma das opções mais econômicas.
O mais comum é que seja usada em divisórias e janelas, mas também é uma ótima opção para cobrir passarelas, fazer clarabóias, abrigos, vãos e estacionamento, dômus e galpões.
Uma vez que os testes mostram sua grande resistência, pode ser utilizado para proteção à chuva, em passarelas, por exemplo.
Pode também proporcionar um design inovador e moderno, é um dos aspectos mais interessantes dos usos para este produto.
É o policarbonato mais leve, devido às suas cavidades (alvéolos ou colméias), e por isso é o mais recomendado para cobrir grandes áreas.
É também o policarbonato mais econômico e mais isolante.
Por se tratar de um plástico, ele possui tratamento UV para aumentar sua durabilidade.
Pode contar também com a filtragem de raios infravermelho, oferecendo conforto térmico ao ambiente onde é aplicado.
Existem também as chapas com aspecto metalizado, em que a luz visível é refletida. Isso diminui a incidência do calor no interior do ambiente, e ganhos de economia de energia elétrica.
O policarbonato alveolar pode possuir propriedades térmicas que reduzem a necessidade de potencializar o ar-condicionado, protegendo o ambiente da luz e do calor.
Ele pode ser fornecido com retardante a chama, cuja propriedade está relacionada à Norma IT10 do Corpo de Bombeiros, a qual é determinante para a emissão do AVCB.
Na PolyBrasil você o encontra em chapas de espessuras variadas, como de 4 mm, 8 mm e 10 mm, podendo chegar até a 40mm.
O policarbonato alveolar está ganhando cada vez mais espaço em fachadas estáticas, iluminadas e curvas, de concessionárias de luxo a aeroportos, como o de Salzburgo, na Áustria.
Imagem de https://www.aeroportosdomundo.com/br/aeroporto-SZG/
Além de tudo isso, fachadas feitas com o policarbonato alveolar duram cinco vezes mais que a pintura tradicional e tem como ponto forte a resistência a impactos.
Quando luzes led são inseridas nestas placas, inclui-se a possibilidade de iluminar o prédio e ao mesmo tempo alternar entre diversas cores.
Com garantia de 10 anos, sua longevidade vai além.
Tem um desafio? Talvez o policarbonato alveolar seja a solução. Fale conosco e descubra!
O policarbonato compacto é conhecido por ser um material de altíssima resistência ao impacto, que oferece visibilidade através de suas chapas.
Ele tem a vantagem de ser mais leve que o vidro e é um material moldável, que pode ser termoformado.
Com a possibilidade de propriedades retardantes à chamas e até mesmo performance balística, é usado em fachadas de lojas de luxo, concessionárias, agências bancárias e até penitenciárias.
Em sua versatilidade, pode ser encontrado em viseiras de capacetes, coberturas arquitetônicas e em estruturas de proteção a máquinas na indústria.
Para ser usado como material de segurança, como no caso de blindagens, ele é submetido a testes pelo Exército, pelas empresas que o adotam na composição dos produtos que fabricam.
Em placas de 12 mm, esse tipo de policarbonato é comumente usado como material de contenção de atos de vandalismo, por exemplo.
Dessa maneira, o policarbonato compacto atende a uma ampla variedade de projetos.
É um material leve, de qualidade ótica excelente e muito resistente.
Com opções de aplicação de proteção anti abrasão, há o aumento da sua durabilidade e beleza, além de torná-lo muito mais resistente a riscos.
Suas principais aplicações são:
Tem um desafio? Talvez o policarbonato compacto seja a solução. Fale conosco e descubra!
O policarbonato corrugado tem entre suas propriedades a melhor transmissão de luz, além de ser mais barato que o alveolar, mais leve e fácil de instalar.
Há opções de policarbonato corrugado que são focadas no controle da radiação PAR, que são as ondas de luz que atuam na fotossíntese.
Este é o mais fino de todos os tipos de policarbonato e tem forte apelo visual.
As aplicações mais comuns são em projetos de estufas e galpões, sendo ótimas opções para promover a iluminação zenital também.
Assim como os demais tipos, as telhas de policarbonato também possuem tratamento UV em pelo menos uma das faces, evitando sua fragilidade e amarelecimento.
Este material é praticamente inquebrável e resiste a temperaturas de -50°C até 135°C.
Além das opções das telhas convencionais, a PolyBrasil oferece a Suntuf Plus da Palram, uma solução ideal para estufas, pois contam com ação antiembaçante.
Esta propriedade age evitando a formação de gotículas de água em casos em que há a diferença de temperatura do lado externo para o interno, que acabam impedindo a passagem de luz.
Tem um desafio? Talvez as telhas de policarbonato sejam a solução. Fale conosco e descubra!
As chapas desse tipo de policarbonato são formadas por pequenas pirâmides unidas, que levam a luz a se difundir dentro do ambiente.
Ela faz o trabalho de iluminação zenital e proporciona economia de energia elétrica e melhorias na saúde do trabalhador, com seu uso indicado em empresas e galpões.
O investimento se recupera em pouco tempo com a economia da luz e a produtividade da equipe pode aumentar pela difusão da luz do dia.
Com durabilidade superior a 10 anos, substituem facilmente as telhas de fibra de vidro, que acumulam sujeira e ficam com a tonalidade amarela escura em pouco tempo.
Além disso, em coberturas planas ou curvas, a resistência ao impacto do material continua sendo melhor se comparado ao acrílico ou vidro.
Imagem de PolyBrasil
Outra vantagem é que os prismas impedem a geração de foco de calor, pois difundem a luz pelo ambiente, sem deixar que incidam diretamente abaixo do local onde foram instaladas.
Este é um tipo de policarbonato para aplicação em projetos de iluminação.
A pigmentação especial do Lumen XT esconde os pontos quentes do LED, o que ajuda na fabricação de dispositivos de iluminação mais finos.
Este material possui certificação UL, para uso em áreas sujeitas a explosão, além da classificação UL 94 V0 e V2, e FAR 25.853 grau aeronáutico.
O Makrolon Lumen XT, oferecido pela PolyBrasil, é um policarbonato branco, translúcido, com um alto poder de difusão, mas que não ofusca a visão.
As placas transmitem 93% de luz, resultado mais alto que o vidro.
O efeito é de espalhar mais a luz no ambiente, permitindo um design de iluminação extremamente moderno .
Comparado ao vidro e ao acrílico, o Lumen XT é extremamente mais resistente ao impacto e tem vantagens sobre seus concorrentes.
Os designers de iluminação podem utilizar esse material em projetos para:
Escolas e universidades – melhorando o ganho de performance;
Farmácias e hospitais – trazendo conforto e bem estar;
Espaços de feiras e eventos – com leveza e praticidade.
Este material é amplamente conhecido, usado mundo afora por seu prestígio e funcionalidade, como a aplicação na entrada principal do HardRock Hotel & Casino, em Las Vegas.
Imagem de https://www.dicasdelasvegas.com.br/las-vegas/hard-rock-hotel-casino-las-vegas/
Tem um desafio? Talvez o policarbonato Lumen XT seja a solução. Fale conosco e descubra!
Independentemente do tipo, o policarbonato é um material que vem ganhando cada vez mais espaço nas grandes obras.
São inúmeras características positivas, entre elas: resistência, leveza, versatilidade e facilidade no manuseio e fabricação.
Na lista de suas vantagens, a luminosidade e transparência ganha ainda mais evidência quando comparado ao vidro, sendo ainda mais leve e resistente.
Diante de tudo isso, como escolher um bom fornecedor para adquirir o material?
É essencial contratar uma empresa especializada desde o desenvolvimento do projeto até o fornecimento e a entrega final do produto.
Sabe quem atende a estas especificações?
A PolyBrasil!
Nós trabalhamos com empresas de qualidade garantida, como a Plazit-Polygal, Plaskolite e Palram, dentre outras.
Existimos para oferecer soluções eficazes e focadas nas necessidades de seus clientes, sempre em busca de excelência com as melhores parcerias.
Com as placas de policarbonato da Plazit-PolyGal, Plaskolite e Palram oferecidas pela PolyBrasil, seu projeto terá qualidade garantida com suporte em suas mais diversas aplicações.
Portanto, para qualquer desafio, confie na nossa solução!
Crescendo expressivamente nos últimos anos, a PolyBrasil atua em um mercado de alta competitividade. Tem ao seu lado grandes players globais agregando qualidade, inovação e valor à marca.
Para a PolyBrasil, a necessidade de cada cliente é única e merece uma solução inovadora.
Oferecemos soluções em:
(11) 4810-4222
(11) 97176-8878 – WhatsApp
Segunda a sexta: 8h – 18h
Rua Lucila, 151 – Vila Baruel | São Paulo-/SP – CEP 02522-090